Postagens populares

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Casais procriam por inércia"

A frase de abertura é de Jerry Steinberg, fundador do No Kidding, mencionado em meu último post. A declaração foi dada à Época (2002) e coincide com a principal motivação para parir este blog.

É certo que para viver em sociedade, o homem precisa aceitar determinadas imposições. Não houvesse o cumprimento de normas e regras nos grupos sociais, estes simplesmente implodiriam. Qualquer estudante ou estudioso de Ciências Sociais pode discorrer sobre isso muito melhor do que eu. (Aproveito para convidar tal público a contribuir com a temática do blog ou até mesmo a alongar este parágrafo.)

Mas há questões que não podem ser banalizadas. Ter filhos é uma delas. Botar (sim, como as aves) outro ser humano no mundo porque pessoas ao redor insistem em dizer que essa é a ordem natural das coisas é grave. É sinal de alienação. E é especialmente perigoso quando estimulado por comentários como o de Maria Mariana (sim, a filha de Domingos), segundo quem "ser mãe não é uma opção. É um degrau que a pessoa tem que pisar se quiser caminhar pra frente".

Sim, perigoso. Aí estão filhos psicologicamente abandonados, pais deprimidos (e arrependidos, mas sem coragem de se admitirem assim para si mesmos), famílias com laços frágeis e sérios distúrbios, etc., que não me deixam mentir.

Criar um filho exige, mais do que vontade, vocação. Ofereço para a reflexão os dois lados da moeda:

Entrevista com Jerry Steinberg: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT357630-1666,00.html

Entrevista com Maria Mariana: http://revistatpm.uol.com.br/so-no-site/entrevistas/so-as-maes-sao-felizes.html

3 comentários:

  1. concordo totalmente que ter filhos não pode ser uma questão banal... bem que dizem que quem pensa demais, não os tem. Prefiro pensar.

    ResponderExcluir
  2. Quando li o título do post me veio a mente imediatamente uma imagem que assisti no Animal Planet em que uma leoa lutou quase até a morte para proteger os seus três filhotes de seu próprio pai leão. Aí... viajando mais ainda, pensei: "Leão fpd, porque fazer isso com os próprios filhotinhos?" e aí me fiz outro questionamento: "E tantos pais e mães por aí que fazem tamanhas crueldades com seus filhos?"... (milhões de casos Nardoni, que nem sempre tomamos conhecimento pela mídia, mas que acontecem todos os dias). Definitivamente, ter filhos é uma decisão que não deve envolver imposições sociais ou culturais!!! Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  3. Bem, depois de absolutamente tudo o que li aqui, prefiro me abster de comentários. Mas, não da oportunidade de dizer que você é uma pessoa rara, caso já não tenham dito isso, obviamente.

    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir